Não quero descrever muito a respeito do livro Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo, que acabo de ler do jornalista esportivo, se não o melhor dessa editoria, sim, é claro, o Esporte, Paulo Vinicius Coelho (o PVC, como é conhecido). Lê-lo, é, contudo, adquirir conhecimento através de PVC, que é um "monstro" em sabedoria. O livro traz muitas histórias do mundo da bola. Quer dizer, das Copas. E, acredito, sendo uma obrigação para quem quer se tornar um jornalista de atuação nessa área.
Pois, o PVC teve todo cuidado ao abordar o conteúdo de forma que a leitura se tornasse fácil e é, de fato, boa de se desfrutar. Em resumo, um deleite a quem gosta e aprecia uma boa leitura. Ainda mais, para quem gosta, é óbvio, de Esporte. Abaixo, segue, um pequeno relato do próprio PVC, como também de um site ao apresentar a sua obra:
"Contar jogos históricos de Copas do Mundo sem repetir o que já foi dito é uma missão quase impossível. Como recontar, por exemplo, a tragédia de Sarriá? A resposta surgiu durante a elaboração deste livro. Sarriá representa felicidade para os italianos que viram Azzurra surpreender o Brasil. Os argentinos saboreiam os 6 x 0 sobre o Peru em 1978... Cada povo tem seu jeito de enxergar os jogos históricos dos mundiais". (PVC)
Missão quase impossível? Não para o jornalista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, considerado um dos maiores estudiosos do futebol mundial da atualidade. PVC escolheu 50 entre os 644 jogos já disputados em Copas do Mundo desde 1930. E fez isso de forma brilhante: elegeu aqueles que são quase uma unanimidade (para ele, o melhor jogo de todos os mundiais foi Itália 4 x Alemanha 3, semifinais da Copa de 1970), aqueles com valor histórico (a maior goleada; o jogo com maior número de gols; as partidas com confrontos políticos importantes) e mais alguns totalmente surpreendentes (e, ao ler a obra, logo se entende por que foram escolhidos). Como faz em seus comentários na ESPN-Brasil e no jornal Lance!, PVC ainda utilizou seus vastos conhecimentos táticos para recontar cada partida com fatos novos. Entrevistou jornalistas da Itália, da Argentina, da França e da Holanda, e pesquisou em fontes até então inéditas. Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo é um marco na literatura esportiva brasileira. (SITE)
Abraços Daniel Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário