quinta-feira, 20 de março de 2008

Falemos de Grêmio


O ano de 2008 começou e o Grêmio apresenta muitas novidades em relação ao ano que passou. Se dermos uma olhada para 2007 notaremos diferenças significativas ,pricipalmente no que diz respeito as idéias de futebol. Isto não é uma crítica ,simplesmente uma constatação. Em 2007 o Grêmio começou com um treinador e acabou o ano com ele, contratou uma série de jogadores mas a base de 2006 permaneceu. Antes o ataque do time não existiria sem ter um centroavante rompedor ,parecia uma condição estatutária(confesso que esta idéia me agrada), hoje os avantes escolhidos por Celso Roth para serem titulares são dotados de extrema velocidade.

Em meio ao mês de março algumas conclusões sobre o novo Grêmio podem ser tiradas:


a) O Grêmio tem goleiro. Victor é seguro, tem ótima saída do gol e bons reflexos. Pode melhorar um pouco a sua reposição, mas nada que preocupe. Marcelo Grohe já conhecemos a mais tempo , apesar de mais novo sempre que é chamado mostra muita personalidade.


b) Assim como nos anos anteriores desta direção de futebol , a defesa é sólida . Pereira é a grata surpresa do ano, mais magro e veloz tem sido uma muralha à frente da área. Léo é jogador de seleção e ponto final.


c) As laterais. Me parece o setor mais preocupante , principalmente o lado esquerdo. Anderson Pico não é lateral ,aliás não sei qual é função dele . Não sei nem se é jogador de futebol profissonal. Sim , porque jogador que não tem comprometimento tático não vinga, a não ser que seja uma craque , o que não me parece ser o caso de Pico. Hidalgo é bom marcador mas tem sérias deficiências ofencivas.Bruno Telles é o mais completo mas tem que se livrar destas inúmeras lesões.

Pela direita Paulo Sérgio tem mostrado uma fidelidade tática impressionante, é incrível como este jogador se doa na partida.Além disso está com bom aproveitamento na bola parada. Na reserva de Paulo tem Felipe Mattione que sempre que entra mostra futebol.


d) O meio campo com Eduardo Costa, Magrão, Roger e Julio Dos Santos mostra qualidades, porém em alguns momentos é inconstante. Os dois primeiros homens são os mais regulares , Magrão tem se mostrado bom marcador e com boa chegada ao ataque , apesar de abusar dos dribles em algumas circunstâncias. Roger estando "a fim",e parece que está, é craque , a lucidez do time passa pelos seus pés. De Julio Dos Santos se reclama que é lento , que parece sem vontade. Na última semana tivemos novas notícias sobre sua família que podem ser a justificativa para este desânimo. Mesmo assim a sua técnica aparece , é jogador inteligente , não dá mais de dois toques na bola para passar ao companheiro.Isto dá ritmo ao time.


e)O ataque titular parece pronto , quando jogam Soares e Perea a movimentação é intensa sendo acrecentado a chegada de Roger pelo meio. Na verdade o problema do ataque não está jogando , é no banco de reservas. O treinador nitidamente carece de melhores alternativas para este setor , pode ser que com a recuperação de Rodrigo Mendes as coisas melhorem, vamos ver.


Assim no meio do Gaúchao onde as facilidades são mais claras , as qualidades do grupo sobressaem . Aí é que entra Celso Roth , cabe à ele diagnosticar as doenças deste time para que mais tarde o remédio seja barato.


Conrado Gallo

2 comentários:

Jorge Fuentes disse...

Conrado gallo mostrou-se muito qualificado quanto a utilização das palavras e a distribuição das sentenças ao longo da reportagem, porém achei muito tendenciosa, o bife fora arrastado junto com todas a fritas para o prato da azenha.
a) Victor mostrou pouco, o pouco que mostrou deu esperanças, mas ainda não tem espirito de campeão.
b) pereira aparenta ser um bom zagueiro, e realmente voltou mais magro, mas não podemos caracteriza-lo como muralha, até porque suas atuações como tal foram perante times de pouca expreção. Tirarei minhas conclusões a partir da sexta rodada do brasileirão.
até lá tudo são suposições ou comentários tendenciosos.
Desde ja parabenizo todos membros do bola murcha e peço que continuem nesta labuta, pois futebol é nossa paixão.
e conrado, não coméééééééça.

Adriano Naneds

AmandaLopes disse...

Sou amiga do Fê, mas - graças a Deus - sou gremista hehe.
Muito bom teu texto, concordo com quase tudo o que escreveste!
Boa sorte pra vocês!