sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sherlock Homes e Verônica Mars Vão à Erechim


Fê Cunha


Unindo o experiente consagrado e a novidade em ascensão, o Bola Murcha fechou contrato com os detetives Sherlock Holmes e Verônica Mars. Os ícones da classe no mundo fictício nos trarão todos os dados sobre o palco do Gre-Nal 374, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Nossos detetives espiões estão apostos!

Em sua parceria avassaladora, Homes e Mars descobriram que o Estádio Olímpico Colosso da Lagoa pertence ao Ypiranga, clube local criado em 18 de agosto de 1924 e campeão da segunda divisão gaúcha por três vezes (1967, 1989 e 2008).

O jogo de inauguração do estádio Colosso da Lagoa foi dia 02 de setembro de 1970, na partida que reuniu Grêmio e Santos, com vitória dos paulistas por 2 a 0. A dúvida agora era quem havia marcado o primeiro gol do estádio, mas Sherlock Holmes tratou de nos responder. “Elementar, meu caro Watson, digo, Fernando, o feito foi de Pelé, que marcara seu gol de número 1040 na carreira.”, claro, claro, isso era elementar Ms Holmes. Esta partida fazia parte do chamado “Festival de Inauguração”.

No passar dos dias, Holmes foi além, descobriu que o primeiro jogo do Internacional no Colosso da Lagoa foi em 06 de setembro, contra o Botafogo. O jogo ocorreu depois da preliminar realizada por Ypiranga x Esportivo, onde sob forte chuva a equipe carioca goleou o Internacional por 5 a 2, em partida válida também pelo “Festival de Inauguração”. Além dos jogos citados, o Festival teve Cruzeiro x Independiente (ARG), o clássico da cidade, Atlanga, entre Atlantico e Ypiranga e por fim Ypiranga x Ta-Guá, de Getulio Vargas/RS. Parabéns, bela contribuição do nosso investigador inglês do final do século XIX.

No primeiro dia de trabalho, do outro lado da cidade, Verônica Mars parecia cansada, a viagem de Neptune, na Califórnia até Erechim foi tumultuada. Segundo ela, havia um bêbado no avião, que prejudicou o descanso de todos à bordo. Mesmo desgastada, Mars descobriu que o público recorde do estádio foi de 25 mil, no dia 18 de agosto de 1974, no jogo Ypiranga 0 x 2 Internacional. A capacidade atual do estádio é de 30 mil lugares. Além disso, nos informou que as dimensões do gramado são de 110m x 80m e que o Colosso da Lagoa é o maior estádio do interior, perdendo no estado apenas para Beira Rio e Olímpico, um motivo de orgulho para a cidade.

Em seu último dia na cidade, Holmes e Mars tiveram acesso ao estádio. Estando lá dentro conseguiram descobrir novidades: Novos banheiros femininos e masculinos foram construídos próximo ao portão lateral do estádio, oferecendo mais conforto para as torcidas. A lancheria também foi ampliada para evitar filas. A cobertura do pavilhão principal onde estão localizadas as cadeiras está sendo pintada nas cores verde e amarelo, completando a pintura do estádio iniciada no ano passado. Os túneis de acesso dos jogadores também foram reformados e os problemas de infiltração de água resolvidos. Na lateral do gramado, uma nova casamata foi construída para abrigar a comissão técnica e os jogadores. Uma nova sala de imprensa, maior e melhor estruturada está sendo construída ao lado do vestiário da equipe da casa. Os torcedores também perceberão mudanças nas placas de publicidade, que estão sendo refeitas dentro dos padrões de sinalização dos estádios onde há transmissão de jogos pela televisão.

Sendo assim, o palco do clássico Gre-Nal está pronto, os ingressos já estão à venda com os seguintes valores: R$ 60 (arquibancada) e R$ 150 (cadeira). Serão 19 mil lugares no estádio Colosso da Lagoa, sendo 9,5 mil para cada clube. Não será dessa vez que conseguirão bater o recorde de público do estádio. Os ingressos serão vendidos nas lojas Multisom de Porto Alegre (Esquina Democrática e Shoppings Total, Iguatemi e Praia de Belas), Cruz Alta, Concórdia, Erechim, Passo Fundo e Chapecó. A Federação Gaúcha de Futebol aceita reservas pela internet. Informações pelo telefone (51) 3211 4399.

Antes de Sherlock Holmes e Verônica Mars voltarem a Londres e Califórnia, respectivamente, eles fizeram o caminho da casa de Internacional e Grêmio até o Colosso da Lagoa, para investigarem qual é a distância dos estádios da dupla Gre-Nal, em Porto Alegre, até Erechim. Sherlock foi até a Azenha, no estádio Olímpico e de lá fez duas viagens. Segundo ele, na viagem número um, de carro, a distância dos dois estádios é de 377km, levando 5 horas e 18 minutos. Já na viagem de numero dois, caminhando, o torcedor gremista percorreria 366km, levando 3 dias e 4 horas. Verônica tomou o caminho colorado, primeiro foi do Beira Rio ao Colosso da Lagoa de carro, foram 378km feitos em 5 horas e 20 minutos, no outros dia, ela percorreu o percurso caminhando e levou 3 dias 4 horas e 20 minutos, num total de 368km.

As informações estão disponíveis, a história foi contada, os dados revelados e agora todos nós desejamos um bom Gre-Nal 374 a todos. Que vença o melhor e que as torcidas façam a festa com responsabilidade. Viva o maior clássico do planeta!



2 comentários:

Jorge Fuentes disse...

Como sempre um sagaz e intrépido redator este rapaz. Muy bueno!!

Fê Cunha disse...

Que isso, que isso... um dia serei como Jorge Fuentes haahuauauauauha :D