segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dupla e os Estaduais


Com mais uma goleada o Internacional selou a liderança do grupo 1 do Gauchão. Neste domingo (15/02) o Colorado recebeu a equipe do Caxias. A visita parecia incômoda em um primeiro momento, Marcos Denner abriu o placar para o time da Serra aos 17 minutos. O inter sentiu o gol e ficou retraído, mas em um gol malvalidado, a bola não entrou totalmente, Magrão empatou aos 38. Aí mais uma vez Taison entrou em ação. O garoto soltou um belo chute e virou o jogo, apenas dois minutos depois do empate. A equipe da Padre-Cacique começou o segundo tempo à todo o vapor e logo à um minuto de jogo, Alex fez 3x1. Sem dar muito tempo para os caxienses respirarem o Colorado meteu mais um. Aos 14 Nilmar entrou na área e deixou Taison livre para marcar, o feliz garoto vermelho comemorava o seu sexto gol na competição. Alex, em mais uma jogada de oportunismo, colocou para as redes a bola aos 33, arrematando o quinto tento do Inter. O Colorado espera pelos resultados dos jogos atrasados do Brasil-PE para ver como fica definida a chave 2 e assim conhecer seu adversário nas quartas-de-final.

II

Também neste domingo o Grêmio viajou à Santa Cruz do Sul para enfrentar o Avenida. A equipe da Azenha entrou em campo no 442, com Rafael Marques e Réver formando a zaga, Fábio Santos na lateral-esquerda, Adílson no lugar do suspenso Diogo e Jonas acompanhando Alex Mineiro no ataque. O resultado foi um time mais compacto, com boa movimentação ofensiva. Alex Mineiro se movimenta bem quando não joga sozinho e aliás têm mais liberdade para isso. Quando atua solitário acaba perdido e como a velocidade não é o seu forte se desencontra em alguns lances. Jonas, que atravessa grande fase, marcou os dois gols. Os argentinos Herrera e Máxi Lopez, recém-contratado, terão de suar a camisa para serem titulares. O Tricolor recebe o Brasil-PE no Olímpico na terça-feira (17/02), jogo que fecha sua participação na fase de classificação. Se vencer ficará com a primeira colocação no grupo. A expectativa em torno da partida é a escalação ou não do zagueiro Léo, que poderia estar sendo negociado por 4 milhões de euros.

II

Pelo Brasil diversos clássicos marcaram os campeonatos Estaduais. Em Santa Catarina o Criciúma goleou o Figueirense no Heriberto Hulse por 4x1, resultado que rendeu o título do primeiro turno para a equipe. Na terra da garoa o clássico foi entre São Paulo e Corinthians. Dentro do campo 1x1, fora muita confusão e feridos, com direito a atrocidades da polícia e apedrejamento dos torcedores para revidar. O saldo foi pior em Minas Gerais. No clássico vencido pelo Cruzeiro por 2x1, o Atlético-MG não perdeu apenas nas quatro linhas. Um torcedor do Galo de 20 anos morreu ao ser baleado. O jovem esperava a condução que o levaria ao estádio quando dois indivíduos a bordo de uma motocicleta passaram atirando. Mais uma fatalidade do mundo da bola. Me pergunto, quanto vale uma paixão? Quanto vale uma vida? No Rio, Flamengo e Botafogo ficaram no 1x1. Obina perdeu outro penalty e Josiel fez outro gol. Matemática fácil para o técnico Cuca. Encerrando a rodada de clássicos viajamos a bota. Internazzionale e Milan duelaram em San Siro. Pato, mesmo marcando, não pode livrar seu time da derrota, já Adriano vai retomanto o caminho dos gols, ainda que com as mãos. Stankovic fez o outro gol da Inter, que venceu por 2x1, e está a nove pontos da segunda colocada Juventus, com 56.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O começo da fase de grupos


A 50ª edição da Taça Libertadores da América teve início, fase de grupos, na última terça-feira (10/02). O primeiro embate foi disputado entre Guaraní do Paraguai e Deportivo Táchira da Venezuela, o resultado de 2x1 para o Táchira acabou sendo levemente surpreendente, o que caracteriza esta competição, onde pode acontecer de tudo. Ainda na terça o Defensor do Uruguai venceu por 1x0 o América de Cáli, da Colômbia. Para fechar o primeiro dia de jogos, os bolivianos do Aurora receberam o Boyacá Chicó, outro colombiano. A visita acabou sendo indigesta, já que com dois golaços de Tapia e um de Mahecha o Boyacá saiu vencedor. Os dois são adversários do Grêmio no grupo 7. A equipe da Colômbia mostrou bom futebol, com passes certos e arremates certeiros, com certeza exigirá da marcação Tricolor. Já os bolivianos parecem ser o candidato mais forte a saco de pancadas da chave. Na quarta-feira (11/02) foi a vez de dois argentinos entrarem em campo. O Lanús não passou de um empate em 1x1 com o Chivas, por sua vez o San lorenzo meteu 4x1 no também mexicano San Luís, os paraguaios do Libertad venceram os peruanos do Universitário por 2x1. Três jogos fecharam a semana na quinta-feira (12/02). O Nacional do Uruguai venceu, no seu caldeirão chamado Parque Central, a equipe do San Martin, 2x1. Favorecido por um impedimento não marcado pelo árbitro brasileiro Héber Roberto Lopes o River Plate bateu o Nacional do Paraguai por 1x0. O último jogo da semana foi realizado na Bolívia, Universitário de Sucre e Deportivo Quito ficaram no 1x1. Nestes primeiros jogos da competição continental destaco duas coisas. O bom atacante do Boyacá Chico Antony Tápia e a equipe portenha do San Lorenzo. Embora Aurora e San Luís não sejam adversários muito problemáticos, tanto o jogador como o time brilharam. Tapia fez dois belos gols demonstrando posicionamento e qualidade técnica e o San Lorenzo enfiou uma bela goleada atestando o poder de seu adjetivado elenco. Na semana que antecede o carnaval, mais jogos. Na terça-feira (17/02) o Everton do Chile recebe o Caracas da Venezuela. O Palmeiras é o primeiro brasileiro a estrear, contra os atuais campeões da LDU, no que promete ser um bom jogo. Ainda na terça o sempre perigoso Boca Jrs enfrenta o Deportivo Cuenca. Iniciando a Libertadores diante de sua torcida, o São Paulo jogará contra o Independiente Medellin da Colômbia, quarta-feira (18/02), no Morumbi. Colo-colo e Sport duelam no Chile. Na quinta-feira (19/02) os hermanos do Estudiantes viajam a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro. Este confronto, mais o em que o Palmeiras encara a LDU prometem ser as grandes partidas da semana.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um bom início de ano

Em amistoso realizado em Londres, nesta terça-feira (10/02), o Brasil venceu a Itália por 2x0. Com gols de Elano e Robinho o escrete canarinho mostrou bom futebol e acumulou seu segundo triunfo seguido contra fortes seleções européias, no fim de 2008 goleou Portugal por 6x2. Dunga apostou na estréia, direto entre os titulares, de Felipe Mello, volante da Fiorentina. O ex-atleta do Grêmio jogou com seriedade e parece ter agradado à seu treinador. Na defesa a base foi mantida, com ótima atuação de Júlio César, Juan, que deu lugar a Thiago Silva, formou com Lúcio uma sólida defesa. Na esquerda Marcelo fez uma boa partida, sendo eficiente no apoio e consciente na defesa. Maicon mais uma vez mostrou força física e qualidade nas subidas, o lateral-direito teve uma boa atuação, apesar de jogar bem mais recuado na seleção do que costuma aparecer na Inter. O meio campo, composto por Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano e Ronaldinho, fez uma partida aceitável. Mesmo que a carência de um substituto para Gilberto Silva, pouco combativo e demorado na saída de jogo, fique aparente, o setor soube criar jogadas interessantes, que passaram pela partida animadora que Ronaldinho realizou. No ataque Robinho outra vez demonstrou seu valor. O craque do Manchester City, que teve a companhia do discreto Adriano, fez um belo gol e é a principal referência ofensiva da equipe de Dunga. Precisa ser menos preciosista em certas ocasiões e junto com Ronaldinho, um pouco mais objetivo. O saldo total é positivo, embora este autor ainda pense que jogadores como Felipe Mello e Elano não tenham o perfil de um jogador de seleção brasileira, eles vem correspondendo, ou no caso de Mello, correspondeu. O próximo compromisso do Brasil é pelas Eliminatórias para a Copa. No dia 29 de março os comandados de Dunga viajam à Quito para enfrentar o Equador.

A saída de Felipão


Nesta segunda-feira (09/02) o técnico Luiz Felipe Scolari foi demitido do Chelsea. Após oito meses a frente do clube londrino o comandante gaúcho perdeu apenas quatro jogos. O problema é que todos estes jogos foram contra as mais tradicionais equipes inglesas. Felipão enfrentou críticas da imprensa e até de seus jogadores em sua trajetória nos "blues". Uma reportagem do jornal Times chegou a conter depoimentos de atletas que reclamavam da postura adotada por "Big Phill", como era chamada por lá. Me parece uma demissão equivocada, uma vez que Scolari é, sabidamente, um dos melhores treinadores do planeta, senão o melhor. Por onde passou, se não levantou taças, pelo menos conquistou a admiração e o respeito de todos. Como disse o comentarista Antero Greco, no programa Sportcenter da ESPN Brasil, "azar dos ingleses", que perdem um excelente profissional. Esperemos que Felipão continue tendo êxito em sua carreira, e sempre que quiser as portas do Olímpico estarão abertas para ele.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Oportunidades

A vida é feita de possibilidades, algumas boas, outras ruins. Cabe a cada um decidir a quais se dedicar. No Grenal 374, disputado neste domingo (08/02) no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, o Internacional foi um time de boas possibilidades. Conciso e objetivo o colorado venceu por 2x1 em um jogo que teve donos distintos em momentos diferentes. O Grêmio, em um infortúnio de William Magrão, sofreu o primeiro tento. Mas com a marca aguerrida que perpassa sua história foi buscar o empate com o feliz Jonas. No entanto, a tarde parecia sorrir aos vermelhos. Em um contra-golpe de qualidade, puxado pelo veloz Taison, o Inter passou uma vez mais a frente no marcador. E foi assim. Em um fim de semana não tão agradável para os gremistas e de entusiamos para os colorados, que o clássico Grenal fechou o domingo. De lucros e porcentagens todos receberam um pouco. O que eu tenho certeza que preocupa o torcedor tricolor é a figura arredia e arisca de Celso Roth, sério caso de um ser humano desprovido de inteligência. Ao passo que o rival com o elenco que têm pode contar com Tite, que não é nada de espetacular. Mais Grenais virão e o Tricolor terá suas chances de voltar a ganhar, já o Inter pode comemorar vencer o rival em seu centenário. Apesar das falhas de Roth o Grenal foi resolvido pelas oportunidades bem aproveitadas e igualmente executadas do Internacional. O Colorado se mostrou firme e determinado nos momentos em que dele foram exigidas estas qualidades. O Inter me parece um time amadurecido e pronto, com o selo que têm marcado sua história nestes últimos anos. Mas afinal, isso pode ser a unidade comemorativa do ano Saci.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sherlock Homes e Verônica Mars Vão à Erechim


Fê Cunha


Unindo o experiente consagrado e a novidade em ascensão, o Bola Murcha fechou contrato com os detetives Sherlock Holmes e Verônica Mars. Os ícones da classe no mundo fictício nos trarão todos os dados sobre o palco do Gre-Nal 374, no Colosso da Lagoa, em Erechim. Nossos detetives espiões estão apostos!

Em sua parceria avassaladora, Homes e Mars descobriram que o Estádio Olímpico Colosso da Lagoa pertence ao Ypiranga, clube local criado em 18 de agosto de 1924 e campeão da segunda divisão gaúcha por três vezes (1967, 1989 e 2008).

O jogo de inauguração do estádio Colosso da Lagoa foi dia 02 de setembro de 1970, na partida que reuniu Grêmio e Santos, com vitória dos paulistas por 2 a 0. A dúvida agora era quem havia marcado o primeiro gol do estádio, mas Sherlock Holmes tratou de nos responder. “Elementar, meu caro Watson, digo, Fernando, o feito foi de Pelé, que marcara seu gol de número 1040 na carreira.”, claro, claro, isso era elementar Ms Holmes. Esta partida fazia parte do chamado “Festival de Inauguração”.

No passar dos dias, Holmes foi além, descobriu que o primeiro jogo do Internacional no Colosso da Lagoa foi em 06 de setembro, contra o Botafogo. O jogo ocorreu depois da preliminar realizada por Ypiranga x Esportivo, onde sob forte chuva a equipe carioca goleou o Internacional por 5 a 2, em partida válida também pelo “Festival de Inauguração”. Além dos jogos citados, o Festival teve Cruzeiro x Independiente (ARG), o clássico da cidade, Atlanga, entre Atlantico e Ypiranga e por fim Ypiranga x Ta-Guá, de Getulio Vargas/RS. Parabéns, bela contribuição do nosso investigador inglês do final do século XIX.

No primeiro dia de trabalho, do outro lado da cidade, Verônica Mars parecia cansada, a viagem de Neptune, na Califórnia até Erechim foi tumultuada. Segundo ela, havia um bêbado no avião, que prejudicou o descanso de todos à bordo. Mesmo desgastada, Mars descobriu que o público recorde do estádio foi de 25 mil, no dia 18 de agosto de 1974, no jogo Ypiranga 0 x 2 Internacional. A capacidade atual do estádio é de 30 mil lugares. Além disso, nos informou que as dimensões do gramado são de 110m x 80m e que o Colosso da Lagoa é o maior estádio do interior, perdendo no estado apenas para Beira Rio e Olímpico, um motivo de orgulho para a cidade.

Em seu último dia na cidade, Holmes e Mars tiveram acesso ao estádio. Estando lá dentro conseguiram descobrir novidades: Novos banheiros femininos e masculinos foram construídos próximo ao portão lateral do estádio, oferecendo mais conforto para as torcidas. A lancheria também foi ampliada para evitar filas. A cobertura do pavilhão principal onde estão localizadas as cadeiras está sendo pintada nas cores verde e amarelo, completando a pintura do estádio iniciada no ano passado. Os túneis de acesso dos jogadores também foram reformados e os problemas de infiltração de água resolvidos. Na lateral do gramado, uma nova casamata foi construída para abrigar a comissão técnica e os jogadores. Uma nova sala de imprensa, maior e melhor estruturada está sendo construída ao lado do vestiário da equipe da casa. Os torcedores também perceberão mudanças nas placas de publicidade, que estão sendo refeitas dentro dos padrões de sinalização dos estádios onde há transmissão de jogos pela televisão.

Sendo assim, o palco do clássico Gre-Nal está pronto, os ingressos já estão à venda com os seguintes valores: R$ 60 (arquibancada) e R$ 150 (cadeira). Serão 19 mil lugares no estádio Colosso da Lagoa, sendo 9,5 mil para cada clube. Não será dessa vez que conseguirão bater o recorde de público do estádio. Os ingressos serão vendidos nas lojas Multisom de Porto Alegre (Esquina Democrática e Shoppings Total, Iguatemi e Praia de Belas), Cruz Alta, Concórdia, Erechim, Passo Fundo e Chapecó. A Federação Gaúcha de Futebol aceita reservas pela internet. Informações pelo telefone (51) 3211 4399.

Antes de Sherlock Holmes e Verônica Mars voltarem a Londres e Califórnia, respectivamente, eles fizeram o caminho da casa de Internacional e Grêmio até o Colosso da Lagoa, para investigarem qual é a distância dos estádios da dupla Gre-Nal, em Porto Alegre, até Erechim. Sherlock foi até a Azenha, no estádio Olímpico e de lá fez duas viagens. Segundo ele, na viagem número um, de carro, a distância dos dois estádios é de 377km, levando 5 horas e 18 minutos. Já na viagem de numero dois, caminhando, o torcedor gremista percorreria 366km, levando 3 dias e 4 horas. Verônica tomou o caminho colorado, primeiro foi do Beira Rio ao Colosso da Lagoa de carro, foram 378km feitos em 5 horas e 20 minutos, no outros dia, ela percorreu o percurso caminhando e levou 3 dias 4 horas e 20 minutos, num total de 368km.

As informações estão disponíveis, a história foi contada, os dados revelados e agora todos nós desejamos um bom Gre-Nal 374 a todos. Que vença o melhor e que as torcidas façam a festa com responsabilidade. Viva o maior clássico do planeta!



Gangorra?

A equipe do Grêmio subiu a serra na quarta-feira (04/02) e acabou sofrendo a primeira derrota no ano. Diante de um entusiasmado Veranópolis os reservas de Roth não seguraram a pressão e o Tricolor acabou derrotado por 3x1. Dinei, em noite inspirada, marcou os três tentos da equipe interiorana, Jonas diminuiu, para o Grêmio. Com o resultado o time da Azenha é o quarto colocado da chave 2, com sete pontos. A partida foi movimentada e cheia de polêmicas. Quando o embate estava 1x0 para o Veranópolis, o juíz anulou um gol legítimo de Orteman, impedindo o empate gremista. Outros erros puderam ser notados com a fraca arbitragem do senhor Vinicius Costa. De qualquer forma a derrota não pode ser creditada em sua totalidade ao árbitro. Roth escalou mal o time, improvisando o garoto Júlio César na zaga, o técnico gremista parece ter uma predileção especial em ver um volante jogar como zagueiro. O garoto Wágner, zagueiro, que chegou a jogar entre os profissionais ano passado, sequer recebeu uma chance. O menino Wellington me parece muito fraco para ser o reserva imediato da lateral-direita em um ano de Libertadores. Menos mal que o time era o reserva, mas como disse o goleiro Victor, "serve para ligar o alerta".

II

No Beira-Rio as coisas foram diferentes. Nesta quinta-feira (05/02) o colorado não se intimidou, diante de um empolgado Canoas. Em mais uma bela atuação de Taison, o Internacional venceu por 4x1. Se Alex vai ser vendido ou não ainda não se têm certeza, o fato é que Tite não pode prescindir de um jogador como Taison na equipe titular. Com dois gols de Taison, mais um de Talles Cunha e outro de Andrezinho a equipe da Padre-Cacique construiu o placar. O lateral-esquerdo Kléber teve uma atuação discreta, marcada pelo passe para o arremate certeiro de Andrezinho. Tite vai armando seu time de maneira capciosa para a disputa de uma dura Copa do Brasil. O próximo desafio é um prematuro clássico Grenal, disputado erroneamente na cidade de Erechim, no domingo que vem (08/02). Emoções a vista no clássico que ninguém quer perder.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Meninos da bola

Acompanhei no programa Arena Sportv desta terça-feira (03/02) algumas matérias realizadas pela TV Globo sobre um suposto empresário que levava dinheiro de famílias, prometendo arrumar um lugar em um grande clube para meninos que sonhavam em ser jogadores de futebol. A reportagem mostrou que o enganador chegou a forjar um fax da Federação Portuguesa de Futebol para ludibriar uma das famílias. Também mostrou um pai que pediu demissão de seu emprego para entregar toda a indenização recebida nas mãos do estelionatário. O homem acusado nega as informações e permanece em liberdade, podendo a qualquer momento "passar a perna" em outros cidadões humildes deste imenso Brasil. Hoje em dia os empresários tomaram conta do esporte bretão, desde as categorias mais jovens até os profissionais, quem não têm empresário enfrenta sempre maiores dificuldades. Este mesmo que escreve, aos doze anos de idade realizou um teste para ingressar nas categorias de base do Grêmio. Ao chegar lá um dos avaliadores perguntou a seu pai quem era o empresário do garoto. Ou seja, é automático ter empresário ou no caso dos clubes, lidar com ele. No mesmo programa Arena estava Wagner Ribeiro, conhecido agente do meio futebolístico, que esteve envolvido no polêmico episódio da saída de Robinho do Santos. Wagner disse que a CBF possui o cadastro de cerca de 300 agentes em seus arquivos e a estes numera e concede credenciais. Mas e os que agem sem as credenciais, e os que falsificam documentos para abusar da boa fé alheia?
No Brasil o sonho de se tornar um atleta profissional já passou pelo menos uma vez na cabeça de todos os meninos e até de algumas meninas. Os pais vêem nisso um retorno financeiro atraente e muitas vezes se desfazem de todos os seus bens em favor do sucesso dos filhos. É preciso que os clubes abram as portas para meninos que não têm empresário, que denominem pessoas para buscar esses garotos e uma vez acolhidos pela estrutura de grandes times, sejam orientados quanto à "falcatruas" como essa ocorrida no Rio de Janeiro. O Brasil ainda precisa fazer muito para moralizar seu futebol, dentro e fora de campo.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fim-de-semana de goleadas

A dupla Grenal mostrou mais uma vez sua força no Estadual. No domingo duas goleadas foram aplicadas por Grêmio e Internacional em Novo Hamburgo e Sapucaiense respectivamente. No Beira-Rio o Colorado com dois de Nilmar, um de Taison e outro de Alex sepultou o time do técnico Benhur Pereira. A equipe de Tite mostrou solidez ofensiva e nem de longe lembrou o sufoco sofrido em Ijuí no meio da semana contra o São Luís. Na próxima quinta-feira (05/02) o colorado recebe a Ulbra, também no Beira-Rio. O Inter é o líder do grupo I com dez pontos. Mas o assunto predominante na Padre-Cacique nos últimos dias é a provável venda do meia Alex para o futebol inglês. Um grupo de empresários estaria interessado em adquirir o passe do jogador que no ano passado marcou 32 gols pelo Internacional. Três times podem ser o destino do atleta, Liverpool, West Ham e Newcastle. A pergunta é: o Inter, que tem uma boa situação financeira, precisa se desfazer de uma peça importante como Alex? Talvez a pergunta verdadeira seja: quem lucra diretamente com a venda do meia?

II

Também no domingo o Grêmio meteu 5x1 na equipe do Novo Hamburgo, no reformado Estádio do Vale. Após uma pressão inicial dos donas da casa o Tricolor conseguiu se encontrar na partida e em bom cruzamento de Tcheco, Rafael Marques abriu o placar. O zagueiro vem se firmando no time e parece se habituar bem aos companheiros, resta saber se em jogos da dificuldade que uma Libertadores apresenta continuará respondendo. Outro fato que me chama a atenção neste gol é o fato de Tcheco ter cobrado o escanteio. Souza havia batido todos até então e não acertou nenhum, ou cobrava muito forte ou metia ao alcance da zaga no primeiro pau. Mas Tcheco com a malícia e a picardia com que bate na bola soube colocar na cabeça de Marques e este abriu o marcador para o Grêmio. Depois daí a porteira se abriu e Tcheco, com um GOLAÇOO, e um gol normal de cabeça e Souza também com dois gols fecharam o score. A equipe da Azenha vai trilhando um bom caminho na montagem de sua formação ideal, com esquemas e alternativas muito interessantes. O próximo adversário é o Veranópolis fora de casa na quarta-feira (04/02), Léo suspenso não joga.